Saiba como garantir a segurança e a produtividade das sementes

Fotografia de área de soja com aplicação de produto Syngenta em Luis Eduardo Magalhães, Bahia.

[ASSET-73328]Rural Marcas - Syngenta_high-quality

A qualidade da semente utilizada é um dos fatores importantes para ter uma lavoura de sucesso. A escolha do produtor rural nessa hora é decisiva para alcançar um potencial produtivo alto.
Utilizar uma semente tratada é o ideal para proteger a fase inicial da lavoura, que pode sofrer com o ataque de pragas e micro-organismos. Existem duas maneiras de fazer esse tratamento: o “on farm” e o industrial.
No tratamento de sementes “on farm”, o agricultor realiza o processo na própria fazenda. Com essa opção, o produtor não tem a certeza da segurança e do equipamento adequado, o que pode prejudicar a semente. Além de ter que gastar com mão de obra, ele corre o risco de utilizar um produto sem registro e não tem garantia do perfeito recobrimento da semente, já que a dosagem por semente pode ser prejudicada, e a mistura dos produtos utilizados pode gerar incompatibilidade.
Já no TSI, Tratamento de Sementes Industrial, o produtor tem garantia de uma distribuição mais uniforme dos produtos aplicados e que não haverá nenhum dano na semente, já que todo o processo é feito na indústria com o maquinário adequado.
“Estou usando sempre o tratamento de sementes industrial. Pega direto na revenda e já vai direto para a plantadeira. Não tem mão de obra. Além do tratamento com mais qualidade”, afirma Laércio Aparecido Delfini, produtor rural de Cambé, no Paraná.
Para saber mais sobre as vantagens do tratamento de sementes industrial, acesse o site omaispoderoso.com.br